segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Professores são capacitados para trabalhar o bullying

O bullying que significa em português, ameaçar, é uma situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte dos alunos contra um ou mais colegas. Pensando em combater os problemas relacionados a este assunto, a prefeitura de Porto Velho por meio da secretaria municipal de Educação lançou no mês de agosto o programa de combate ao Bullying, agora os professores da rede municipal estão sendo capacitados para trabalhar este assunto em sala de aula.

Maria de Fátima Ferreira, secretária municipal de Educação esclarece que algumas atividades com os alunos já estão sendo feitas pelos professores que estão sendo capacitados. “Lançamos a campanha de combate ao bullying e todas as escolas aderiram, agora estamos fazendo encontros mensais para um processo de formação dos professores, que ao receberem as instruções de uma equipe da própria Semed, repassam para seus alunos”, comenta Fátima Ferreira.

De acordo com a Lei Municipal nº 1.860/09 haverá a implantação da Equipe Multidisciplinar,composta de pais, gestores e professores, responsável pelo acompanhamento e execução do Programa de Combate ao Bullying nas escolas da rede municipal de ensino. E os profissionais que já estão sendo capacitados contra o bullying ganham a vantagem de ter uma ferramenta nas mãos, pois os professores já sabem como agir em caso de ameaças e intimidações por parte dos alunos.

Segundo Fátima Ferreira as escolas possuem a autonomia de escolher a melhor forma de trabalhar o assunto e entre as opções existem os debates, seminários, oficinas e, até a semana específica sobre o assunto assim como existem a da cidadania e meio ambiente. “A partir deste processo as escolas vão elaborar um projeto definindo como vai trarar do assunto. A Semed lança a proposta e ela terá autonomia para escolher a melhor estratégia e metodologia”, afirma Fátima.

Vale a pena lembrar que nas escolas municipais de Porto Velho não existem casos sérios de bullying, e que o programa é um trabalho preventivo da prefeitura. Os pais podem observar alguns sintomas que podem indicar que seus filhos estão sofrendo bullying:

O filho vem para casa com roupas danificadas, faltando peças ou outros pertences;

Costuma dizer que perdeu livros, eletrônicos, roupas ou jóias;

Tem lesões inexplicadas;

Tem dificuldade para dormir ou tem pesadelos freqüentes;

Tem mudanças nos hábitos alimentares;

Perde o interesse em visitar ou falar com os amigos;

Tem medo de ir à escola ou outras atividades com os pares;

Perde o interesse no trabalho escolar ou não os faz direito;

Aparece triste, mal-humorado, irritado, ansioso ou deprimido quando volta para casa;

Torna-se violento com os outros.

Fonte:

http://www.rondonoticias.com.br/?noticia,100341,professores-so-capacitados-para-trabalhar-o-bullying-

Nenhum comentário:

Postar um comentário