sexta-feira, 14 de novembro de 2014

DISCURSO SOBRE A BELEZA HUMANA (parte 1)


Depois de anos convivendo com a mais delicada das incertezas humanas, a não autoaceitação, eu aprendi que a verdadeira beleza humana é um processo, e que este processo nada tem relação com a roupa, com o físico, com a cor da sua pele, do seu cabelo, dos seus olhos, de como você fala ou de como o padrão de beleza social o acomoda.
A beleza verdadeira não está em nada disso, pois, tudo isso é efêmero e desaparecerá, será esquecido e irá se deteriorar com os anos.
A beleza que procuramos está dentro de nossas almas, naquilo que chamamos de essência.
O que nos torna belos é o quanto se é capaz de sonhar e de guardarmos nossos sonhos até que eles possam se tornar realidade, porque é essa força pura que protege nossa luz interior e nos protege de todo o medo e de toda a escuridão das incertezas.
Nossos sonhos podem ser compartilhados, e com isso, auxiliar as pessoas a nossa volta a lutarem igualmente pelo sonho delas.
Quando nos libertamos do medo de sonhar e lutar, automaticamente ajudamos as pessoas ao nosso redor a se libertar.
Todas as pessoas nascem para a beleza e para felicidade de uma vida de sonhos e realizações.
A luz da felicidade é para todos e não apenas para alguns de nós.
Essa luz que podemos emanar pode ajudar a trazer ao mundo mais histórias felizes e tornarem as pessoas mais belas essencialmente e mais inclinadas ao auxílio mútuo e ao amor ao próximo.
Quando aprendemos a sonhar de forma verdadeira ao ponto de nunca desistirmos dele, aprendemos a viver a verdadeira beleza da vida humana, e quando somos capazes de ensinar as pessoas a sonharem e a lutarem pelos sonhos delas, nos tornamos mais belos e mais livres de tudo aquilo que nos faz pequenos: do egoísmo e da ignorância.
A verdadeira beleza humana não é vista pelos olhos desatentos, mas, é percebida apenas por aqueles cujo coração é atendo para a luz que emana da essência que define os pares a nossa volta.
E não é o corpo talhado, a maquiagem perfeita, o cabelo quimicamente tratado nem as roupas de grife que os tornarão detentores de uma beleza inesquecível.
A verdadeira beleza é aquela que contagia a essência de todo mundo a nossa volta ao ponto de também sentirem-se belos e aceitos.
O verdadeiro poder humano não é a capacidade de submeter-se aos demais, mas, sim na coragem de tornar todas essas pessoas capazes de encontrarem em si o poder imensurável de suas habilidades.
A grandiosidade está sempre na capacidade de ensinar as pessoas a utilizarem as asas de suas essências.
Quando as pessoas se tornam capazes de sonhar é porque sentem-se livres de suas pequenezas, e quando estão livres das miudezas dos parâmetros humanos, elas aprendem a aceitarem-se como são, e daí em diante, suas essências voam em paz atrás das realizações das felicidades.
Quando as pessoas aprendem a buscar a felicidade, todas se tornam eternamente belas, eternamente jovens e detentoras de uma luz infinita capaz de iluminar o mundo a sua volta.
No fim das contas, a beleza está dentro de nós e não no que as outras pessoas esperam sobre acerta de nossa aparência física.
No fim das contas, nos tornamos mais belos quando somos capazes de embelezar a vida do nosso semelhante.

Alexandre Saldanha
OAB-PR nº 47.535