terça-feira, 3 de dezembro de 2013

BULLYING É PROBLEMA GLOBAL E REQUER REGULAMENTAÇÃO INTERNACIONAL

A França lançou nesta terça-feira uma campanha nacional contra o bullying nas escolas, centrada principalmente no assédio através das redes sociais e internet  e telefones celulares (mobile bullying). O bullying é um problema mundial que traumatiza e fragiliza crianças e jovens, levando muitos deles à depressão e, nos casos mais extremos, ao suicídio.
"Agir contra o assédio na escola" é o nome da campanha francesa, que em um dos filmes mostra um testemunho do campeão francês dos 100 m livres, Patrick Lemaître. Hoje considerado um herói no mundo dos esportes, Lemaître sofreu bullying na sua infância e hoje aconselha as vítimas a não guardar o problema para si mesmas, mas sim, compartilhar.
O advogado brasileiro Alexandre Saldanha, doutor em Direito Civil e especialista em bullying, sofreu violência na escola durante dez anos. Em um exemplo de superação positiva, ele decidiu dedicar sua vida à prevenção e à defesa das vítimas deste mal.

Falta de legislação

Para Saldanha, um dos grandes entraves no combate a esse tipo de violência é a ausência de uma regulamentação internacional e uma coordenação entre os países para agilizar, por exemplo, a retirada de vídeos vexatórios, muitos deles responsáveis por suicídios de adolescentes.
O advogado, que já publicou sete livros sobre o assunto e redigiu o artigo "Bullying, o índice da maldade", considera muito positivas as campanhas de prevenção e aconselhamento. Para ele, é uma oportunidade para a conscientizaçao das consequências nefastas do bullying. 
Como ele diz em seu artigo citado acima, "as punições podem frear a violência do comportamento humano, mas, a educação transforma a essência destes comportamentos em gestos pacíficos de tolerância e respeito".
(por Leticia Constant)


Nenhum comentário:

Postar um comentário