segunda-feira, 24 de outubro de 2011

JOGO QUE INCENTIVA O MOBBING (BULLYING NO AMBIENTE DE TRABALHO)



Como se não bastasse o infame jogo bully, que incentiva e exalta o bullying escolar, temos que conviver agora com outro jogo deste mesmo gênero. 
Este game esconde um nefasto objetivo por trás de seus gráficos graciosos e coloridos. Vejamos:
Office Jerk para Android é um game em que o jogador deve infernizar a vida do colega de trabalho atirando-lhe diversos objetos como bolas de papel, tortas, apagadores, ovos, grampeadores e até bombas de TNT.
A violência praticada no referido jogo constituí-se em uma atitude contínua e ostensiva de perseguição que resulta em grandes danos às condições físicas, psíquicas da vítima[1].
Quando esta submissão a situações vexatórias tornam-se direcionadas, repetitivas e prolongadas, configura-se então o mobbing.
Segundo Cleo Fante[2], o termo mobbing remete à idéia de constituição de grupos que exercem pressões e ameaças sobre os outros trabalhadores. No Brasil, o mobbing é definido como assédio moral.
O mobbing, violência praticada como tema central do jogo pode levar a conseqüências gravíssimas como depressão e suicídio.
Por isso inibir a comercialização deste jogo é uma questão de respeito ao trabalho e à dignidade de todas as pessoas.

Alexandre Saldanha Tobias Soares
            OAB-PR nº 47.535
Especialista em Bullying
Especialista em Mobbing
Pós- graduado em Direito Civil
Pós- graduado em Direito Processual Civil




[1] Dallegrave Neto, José Affonso, Responsabilidade civil no direito do trabalho/José Affonso Dallegrave Neto, -4ª ed. São Paulo LTr, 2010.p.265
[2] Fante, Cleo, Bullying escolar: perguntas & respostas/ Cleo Fante José Augusto Pedra.-Porto Alegre: Artmed 2008. p.35

Nenhum comentário:

Postar um comentário