sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O VERDADEIRO SENTIDO DA EDUCAÇÃO




Educar tem sua raiz oriunda do latim, que significa criar, nutrir, ensinar. Da mesma forma, o verbo educar remete ao sentido de conduzir[1].
Desde tempos remotos a educação tem como sentido conduzir o aprendiz para fora[2] do seu mundo subjetivo. Para isso a educação deve atentar-se para o desenvolvimento de capacidades, e potenciais para a vida em sociedade[3].
Para que haja o correto desenvolvimento de qualquer capacidade do aluno para a vida em grupo, o educador deve ater-se na observação das experiências pregressas advindas do convívio familiar, ou de outros meios de relação interpessoal de cada aluno[4]. Isso oportuniza que o professor conheça as limitações do aluno e auxilie na superação.
Não é possível despertar conhecimentos, nem introduzir uma pessoa em uma organização social sem antes considerá-la como sujeito individual.
Modelos educacionais massificados que desconsideram a personalidade individual do aluno, tornando-o parte de uma personalidade coletiva não oportunizam qualquer desenvolvimento de potencialidades porque desconhece a limitação pessoal de cada aluno.
Para o bom educar é importante que os alunos sintam afeto por parte do professor para que possam sentir segurança para admitir suas limitações, superá-las e, a partir daí, desenvolver seus potenciais[5].
Conhecer cada aluno em sua individualidade faz com que sintam-se respeitados em sua essência. E esse sentido de respeito contagia as relações intersubjetivas entre os pares quando há a necessidade de interação social.





[1]Paim, Beatriz Junqueira Pereira apud KUPPFER,Vinculo Pais, bebês, em UTI neo natal, a educação de pais e a posição mãe canguru, Canoas, Editora ULBRAS, 2005, p.46
[2] Cunha, Jonatas, Igreja UTIs, São Paulo Naós, 2009, p.44. Segundo o autor, a palavra educar tem sua raiz no latim educere que significa tirar das entranhas.
[3] Chalita Gabriel, Pedagogia da amizade, Bullying: o sofrimento das vítimas e dos agressores, São Paulo Editora Gente, 2008, p. 48
[4] Chalita Gabriel, op. cit, 49
[5] Roca, Joaquim Garcia, A Educação cristã no terceiro milênio o que é como se faz, Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1999, p. 41 e 42