quarta-feira, 30 de novembro de 2011

JUSTIÇA RESTAURATIVA, UM CAMINHO PARA A PAZ. (PARTE 2)


OS BENEFÍCIOS PARA O AMBIENTE ESCOLAR.
Para evitar problemas como agressões físicas, verbais e psicológicas dentro do ambiente escolar, a criação da consciência sobre os danos destes comportamentos para a vida não apenas da vítima, mas, dos agressores e todos os alunos que compartilham do espaço acadêmico é uma solução.
A justiça Restaurativa promove o dialogo entre as partes envolvidas em agressões, sem prévios julgamentos de quem está certo ou errado. Todos são ouvidos igualmente, e da mesma forma, são envolvidos em torno do comprometimento de solucionar pacificamente o conflito.
Por meio dos procedimentos restaurativos, quem praticou o ato de desrespeito ou violência assumirá a responsabilidade pelo acontecido comprometendo-se a realizar determinado ato que, aos olhos de quem foi ofendido, compense o dano sofrido.
Este processo de composição pacifica dos conflitos respeita as necessidades e capacidades de cada aluno envolvido.
Vejamos alguns dos benefícios dos métodos restaurativos para o ambiente escolar:
1. Em escolas seguras, onde há respeito mútuo e diálogo, todos podem aprender mais e melhor.
2. Formação de cidadãos responsáveis por suas escolhas.
3. Crianças e adolescentes com direito a serem considerados sujeitos de direitos - ECA.
4. Evitar estigmatizações e exclusões, através do respeito às diferenças.
5. Construção de uma comunidade capaz de identificar suas necessidades e empoderada para atendê-las.
6. Uma comunidade escolar com recursos para cuidar da convivência entre seus membros e entre a Escola e demais instituições.
7. Uma Escola integrante e integrada a rede de atendimento às crianças e adolescentes.
8. Uma Escola mais autônoma, isto é menos dependente da rede de apoio.
9. Uma Escola que resolve pacificamente seus conflitos e dissemina a Cultura da Paz.
Com isso concluí-se que a Justiça Restaurativa pode frear o comportamento agressivo dentro da escola, criando a consciência acerca do comportamento pacífico e respeitoso dentro das relações humanas, destacando que para qualquer tipo de conflito, o dialogo é sempre uma vida de resolução efetiva, evitando que questões relacionadas à violência escolar cheguem ao judiciário.

Alexandre Saldanha
Advogado OAB-PR nº 47.535
Especialista em Bullying
Especialista em Mobbing