quarta-feira, 2 de novembro de 2011

UM IDEAL PELO QUAL LUTAR, UM MOTIVO PELO QUAL VIVER


O bullying é uma das formas mais traiçoeiras e letais de violência, que só agora, depois de muitas demonstrações de sua brutalidade, começou a ser estudada e evitada.
O bullying retira a auto-estima, nos afasta dos sonhos, traz sofrimento, solidão e vergonha.
Mas, eu não falo apenas por mim; falo por uma legião de crianças, adolescentes, jovens e de suas famílias que sofreram e sofrem com os efeitos do bullying.
Devemos lutar para quebrar a lei do silêncio imposta pela falta de informação, pela política corporativa de muitas instituições de ensino, e pela impunidade das redes sociais cibernéticas.
A informação trará a consciência de que para frear o bullying devemos debatê-lo abertamente em todos os lugares e meios de comunicação.
A mobilização pela paz, em prol da conscientização e combate a este tipo de agressão pode evitar jovens deprimidos, acometidos de síndromes e sentimentos negativos que podem resultar em massacres e suicídios.
Devemos lutar por um tempo, sem intolerância, sem segregações sem omissões e sem sofrimento silencioso.
Devemos lutar contra os conceitos materialistas, contra competitividade desenfreada, contra o culto cego a forma física. Devemos lutar para que valores humanistas que favoreçam o caráter e o convívio solidário e respeitoso entre todas as pessoas.
Devemos nos empenhar para um novo tempo, com dias galgados no respeito, fraternidade e no humanismo. E certamente, os esforços por estes objetivos já nos tornará melhores.
Juntos nós tornaremos possível um sonho que em sua essência é de Martin Luther king Jr, mas, que, ouso proferir em outras palavras:
Eu tenho um sonho: O dia em que crianças, jovens e adolescentes não serão apontadas por suas diferenças étnicas, por suas diferenças sociais, ou por suas dificuldades físicas. Mas sim pelo brilhantismo de seu caráter.

Alexandre Saldanha Tobias Soares
Advogado OAB-PR nº 47.535
Especialista em Bullying
Especialista em Mobbing
Pós graduado em Direito Civil
Pós graduado em Direito Processual Civil