terça-feira, 30 de outubro de 2012

GALERIA DE MESTRES: HOMENAGEM PARA A PROFESSORA BARBARA ABIB NEVES MATOS E PROFESSOR WALDIR MATOS


                           OS MECENAS DA MINHA CIÊNCIA.
Professora Barbara Abib Neves Matos
                (O anjo da guarda da minha ciência)
Sabe quando, absolutamente, toda a comunidade científica afirma que seu trabalho não é suficiente, que sua pesquisa não será aceita?
Pois bem, quando tudo isso aconteceu comigo, a Professora Barbara Abib Neves Matos e o Professor Waldir Matos caminharam na rota inversa para poder defender minha ideia.
Para quem não sabe, eu tive enormes dificuldades para escrever durante a minha monografia, tinha dificuldades para encontrar bibliografia do tema, e por isso, também tive enormes dificuldades para adaptá-lo para o direito.
Todos os meus colegas já tinham entregado seus trabalhos, apresentado a monografia para suas bancas e eu ainda estava pesquisando.
Quando terminei, meu trabalho, ele estava imperfeito e no dia da apresentação a banca decidiu que cancelaria minha apresentação para que eu não reprovasse. E assim foi feito.
Confesso que pensei em desistir, me senti inapto para a ciência e insuficiente para defender um sonho.
Neste momento apareceram as duas pessoas que mudariam totalmente o curso da minha vida: Professora Barbara e Professor Matos.
Estes professores me acolheram durante dois dias em sua casa, e ajudaram a reestruturar o trabalho, me ensinaram tudo sobre estrutura científica de um trabalho, me ensinaram como escreve, como pesquisa... Como se faz um trabalho (Uso o que foi ensinado até hoje).
Nestes dois dias refiz todo meu trabalho conforme as mais rígidas normas de forma científica que havia na época.
Estes professores foram os anjos da guarda do meu sonho de combate ao bullying.
E com a ajuda fundamental destes professores, aos três dias do mês de dezembro de 2007, o sonho chamado combate ao bullying ganhou a banca avaliadora e eu segui em frente confiando no meu ideal que, desde então, dá sentido a minha vida profissional.
Lembro-me da Professora Barbara comemorando efusivamente minha aprovação e me falando para nunca desistir, para me aperfeiçoar e escrever muito.
A doçura dessas palavras mudou o curso da minha vida e oportunizaram a maior jornada da minha vida.
Não há neste mundo, uma forma de agradecê-los por isso.
Muito obrigado meus queridos professores, meus anjos da guarda.

Alexandre Saldanha
OAB-PR nº 47.535