quinta-feira, 22 de novembro de 2012

BULLYING – SEMINARIO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO




A melhor forma de combatê-lo é orientando seus profissionais, prevenindo-os e conscientizando-os. É desta forma que a Cia Atores de Mar' quer ajudá-los a entender com mais profundidade tudo o que é relacionado ao BULLYING, encontrando soluções práticas e eficazes.

Com a experiência de nove anos envolvidos no projeto EU DIGO NÃO AO BULLYING, a Cia Atores de Mar' traz exclusivamente para a sua instituição o BULLYING - SEMINARIO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO - envolvendo não só os professores, mas também os coordenadores, psicólogos, funcionários da administração, como também da limpeza, além da diretoria do grêmio estudantil. 

BULLYING - SEMINARIO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO é dividido em 4 MÓDULOS. Cada MÓDULO tem 90 minutos. Nos MÓDULOS 1º e 2º, as PALESTRAS DURAM 60 minutos, com mais 30 minutos para responder perguntas escritas. O 3º MÓDULO dura 90 minutos e é totalmente participativo. Aqui, teremos sugestões e projetos que estão funcionando bem dentro das instituições. Existe um moderador, mas a plateia pode também se pronunciar, opinando e dando sugestões. O 4º MÓDULO é o espetáculo BULLYING com 55 minutos e teremos mais 35 minutos de debate com participação do público.


PROGRAMA

MANHÃ
1º MÓDULO
Valeria Rezende da Silva é psicóloga, com especialização em Educação, proprietária do site http://bullyingnaoebrincadeira.com.br e autora do livro “BULLYING NÃO É BRINCADEIRA”, lançado em 2012. Em sua palestra, traz a visão de quem viveu mais de 20 anos dentro de escolas. Aborda o conceito bullying, as características que o delimitam e os tipos mais comuns. Explora os traços marcantes de seus personagens: o agressor, a vítima e o espectador, ressaltando os fatores que podem levar ao comportamento bullying e as consequências na vida de cada um e no clima da escola. De forma bem prática, apresenta os sinais que as crianças emitem quando são vítimas e/ou agressores, ressaltando que os professores devem estar constantemente alertas a esses sinais. Finaliza dando sugestões de combate ao bullying e ações que as escolas podem empreender para diminuir sua incidência.

2º MÓDULO
Alexandre Saldanha é advogado, pós-graduado em Direito Civil e Direito Processual Civil, é especialista em Bullying, Mobbing e Direitos da Personalidade, é ativista social, Fundador da Liga Anti-Bullyimg no Facebook, dono do blog Bullying e Direito http://alexandresaldanhaadvogadoantibullying.blogspot.com.br, é autor do livro A RESPONSABILIDADE CIVIL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO EM RELAÇÃO AOS EFEITOS DO BULLYING, é autor do E-BOOK BULLYING, A ORIGEM DO MAL. Em sua palestra, trará os resultados de sua experiência científico-jurídica ao aplicar os institutos da responsabilidade civil nos casos de Bullying Escolar e Cyber-Bullying. Nesta proposta, o palestrante traz a colação a comparação do Bullying como uma modalidade de assédio moral, demonstra os danos materiais e morais do Bullying, a responsabilidade civil indenizatória da escola e dos pais nos casos de Bullying Escolar, a responsabilidade civil objetiva dos pais nos casos de Cyber-Bullying, o Direito à indenização das vítimas de bullying, a função social desta indenização para a escola, autores, vítimas e pais, a diferenciação entre Bullying e o Mobbing. Da mesma forma, o palestrante esclarece os meios de prova para comprovar o Bullying quantos aos danos materiais e morais dele oriundos.


TARDE
3º MÓDULO
Mar’Junior é ator, diretor, produtor, apresentador, compositor, escritor, roteirista e autor teatral, com mais de 32 anos de profissão, criou o projeto EU DIGO NÃO AO BULLYING em 2004. Desde então, viaja por todo o país. Proprietário do site http://ciaatoresdemar.com onde são abordadas várias matérias sobre BULLYING, com uma média mensal de 16 mil visitantes. É autor do livro "BULLYING - EU sofri. EU pratiquei. EU hoje conscientizo." (Novo Ser Editora) e compositor das músicas que compõem o EP BULLYING.

A mesa comandada por Mar’Junior é composta também pelo Dr. Alexandre Saldanha e da Psicóloga Valéria Rezende, além de profissionais da Instituição e Convidados. Originalmente, levaremos propostas para que o ambiente e as relações possam ter maiores êxitos.


4º MÓDULO
APRESENTAÇÃO do espetáculo BULLYING com os atores PATRICK MORAES, JUNIOR BEÉFIERRI, JULIANA BEHLA e AGATHA DUARTE.

BULLYING retrata o dia a dia do aluno em sala de aula, mostrando o problema e dando uma das possíveis soluções, de forma lúdica, com diversos personagens sendo interpretados pelos atores. Dividido em 4 cenas, intercaladas por dança e música ( "LIMITES", "DE VIOLÊNCIA JÁ ESTAMOS CHEIOS", "PENSE UMA, DUAS OU MAIS VEZES", "PIMENTA NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO" e "O BULLYING É DO MAL"). No primeiro, há uma explicação sobre o tema, citando o que é bullying, quais suas causas e consequências, os tipos de bullying que existem e como podemos combatê-lo. Nas outras três cenas, apresentamos o problema (bullying) e damos uma das possíveis soluções, sendo que duas delas são dadas pelos próprios personagens/alunos, fazendo com que se entenda que eles mesmos podem resolver algumas questões sem a interferência dos profissionais da educação. Com isso, ajudando a formar o seu caráter. Após o espetáculo, há um debate, onde Mar’Junior relata casos que aconteceram com ele, que estão em seu livro, além de finalizar BULLYING - SEMINÁRIO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.




PRODUÇÃO RIO DE JANEIRO
(DDD) 21 (SEDE) 24246254
(NEXTEL) 78167987 ID 24*72586 - (TIM) 69107833 - (VIVO) 98135413